resumo economia cientifica
O final do século XIX e início do XX é considerado como o ponto de partida da reflexão sistematizada sobre as organizações industriais. Essa é a época em que se vivia a transformação provocada pela segunda Revolução Industrial (1860): o aço substitui o ferro como matéria-prima básica; o petróleo e a energia elétrica substituem o vapor; a máquina automatizada entra em cena.
Mas, em especial, o conhecimento começava a ser introduzido na vida industrial: novas técnicas de produção e de trabalho eram exigidas, pois havia um mercado crescente - O movimento da Administração Científica: Taylor e Ford
Taylor e Ford eram engenheiros por formação e sua ênfase era concentrada na tarefa, na racionalização, na redução dos tempos de execução.
Atenção:
Era uma tentativa de entender a organização a partir da tarefa. Visão de baixo para cima.
É preciso darmos conta de que a contribuição de Taylor não se limita a algo pontual, mas a uma série de noções e práticas que sem as quais possivelmente não teríamos o sistema de produção em massa como hoje conhecemos.
No entanto, o conhecimento sobre motivação e comportamento humano por parte de Taylor era bastante precário, demasiadamente modesto e simplista para ajudar a entender a organização como um todo.
Taylor entendia que o sucesso do indivíduo estava inevitavelmente associado ao sucesso da organização. Para ele, o que era lógico, racional, seria também psicológico.
Frederick Winslow Taylor - (1856–1915), Norte-Americano; Conhecido como “Pai da Administração Científica”, era absolutamente concentrado na tarefa, na racionalização e na redução dos tempos de execução. Iniciou sua carreira em 1878 (22 anos) como operário, galgando postos de líder de grupo, capataz, contramestre até chegar a engenheiro; Em 1900 recebeu o prêmio por sua invenção de um processo de tratamento de ferramentas modernas de alta velocidade; Publicou cinco livros, entre eles “Princípios da