Resumo dos tópicos 35 até 50 direito poder,dimensão política jurídica
03/11/13
O grande Doutor Calmon de Passos inicia seu relato sobre O Direito conjugado com o poder apresentando assim a existência do homem indissociável da sociedade, isto é, o mesmo é um ser dialético, que é fruto de processo construtivo, conflituoso e de dúvidas e todas essas construções, desenvolve o homem. Para ele a atividade de ‘’ Pensar, conhecer e julgar ‘’ são típicas do homem e elementos da sua trajetória.
O homem biológico conhecido como o Homem Sapiens (o homem natural) está intrinsecamente relacionado com o ‘’ Homem socius ‘’ (o homem social). E são a ordem social, suas características, sua forma de organização e relação social que iram interferir nesse homem, estruturando sua conjuntura. Diante do grande papel da sociedade, é formada uma dúvida: o que precede ou o que deve prevalecer o indivíduo ou a sociedade? Segundo Calmon de Passos essa pergunta é inútil, pois não existe um jogo de predominância e importância, já que se trabalha com uma relação dialética, em que tanto o homem como a sociedade se influenciam simultaneamente.
O texto de Calmon de Passos traz grande referência ao pensamento de Hobbes e de Durkheim quando diz que o homem é o lobo do próprio homem e que este é uma criatura incompleta que só vai tomando forma com os agrupamentos sociais, ou seja, interagindo com a sociedade, logo esta é uma rede constituída pelos próprios homens a partir de um vínculo comunicativo, onde se observa uma tentativa de organização das funções que cada indivíduo deve ter.
A influência que essa sociedade tem hoje, nada mais é que fruto das escolhas humanas, já que este é livre para optar e não nasce programado. Ao caracterizar a sociedade como fluxo de ações humanas ele fala que a mesma não é ‘’algo dado aos homens, mas sim um complexo tecido de comunicações por eles engendrado , consequentemente também por eles conformável. Tanto a sociedade influencia o homem como a mesma é influenciada pelo homem, pois são as atitudes humanas realizadas no