Resumo dos rtp
* RTP 01: Medidas de proteção contra quedas em alturas.
OBJETVO
Esta Recomendação Técnica de Procedimentos- RTP Nº 1 especifica disposições técnicas relativas à proteção contra riscos de queda de pessoas e materiais na indústria da construção. * Principio básico de segurança adotado
Onde houver risco de queda é necessária à instalação da proteção coletiva correspondente. * Prioridade na implantação das medidas
A proteção coletiva deve priorizar a adoção de medidas que objetivem evitar a ocorrência de quedas. Não sendo tal possível, e somente nessa hipótese, deve-se utilizar recursos de limitação de quedas. * Dispositivos de proteção coletiva para evitar quedas.
* Sistema Guarda-corpo Rodapé (GcR)
Este sistema é para diminuir os riscos de quedas de pessoas, matérias e ferramentas. Ela é constituída por proteções sólidas em áreas de risco de quedas.
E os elementos deste sistema são: * Travessão superior (barrote, Listão, parapeito) – são barras sem aspereza e destinadas à proteção como anteparo rígido e que aguente no mínimo 150 Kgf/ metro linear e a uma altura de 1.20 m. * Travessão intermediário - Está entre o rodapé e o travessão superior e a uma altura de 0.70 m referida do eixo da peça ao piso de trabalho de mesma característica e resistência do travessão superior. * Rodapé – são apoiadas ao piso de trabalho e serve para impedir a queda de materiais e que tenha uma altura de no mínimo 20 cm. * Montante – São elementos que são fixados no piso de trabalho e permite prender a GcR.
* Proteção de abertura no piso por cercados, barreiras com cancelas ou similares.
* As aberturas no piso devem ser cercadas com cercados rígidos composto de travessas intermediária e rodapés.
* Plataforma e telas
* Edificação vertical convencional:
* Em construções que são, mas altas são obrigado a usar plataforma principal de proteção