Resumo dos pensamentos de LIST
List faz conexão entre o Bem-estar da Nação e seus indivíduos com a proporção de inteligência, moralidade e industrialização que também eram diretamente ligadas a liberdade dessa nação. Usa como exemplo os países mercantilistas que com seu decaimento economico foram perdendo também suas liberdades.
Com o aumento das oligarquias mercantilistas o poder e o espirito das empresas se foram.
A Inglaterra teve dominancia no mar, pois antes disso o espírito de liberdade inglês foi alcançado.
A liberdade é indispensavel para a prosperidade industrial. Na Historia não existe relato de qualquer comunidade rica, comercial e industrial que não fosse abastada pela apreciação da liberdade.
O despotismo espanta a arte e a manufatura, enquanto a liberdade os atrai.
Países atrasados perceberam que uma manufatura nascente e nativa, recentemente estabelecida, nunca poderiam sonhar em competir com as estrangeiras que já fossem a mais tempo estabelecida num mercado de livre competição.
O mercado de livre concorrência foi um discurso defendido e adotado pela Inglaterra acima de todas as outras nações
Finalmente os estados alemães resolveram assegurar o seu mercado interno para a sua própria indústria, adotando uma única e vigorosa política comercial.
Os EUA, adotando uma política isolacionista, foram capazes de desenvolver sua indústria interna, comprovando que nas presentes condições, toda grande nação deve garantir a prosperidade contínua e independência, antes de todas as outras coisas, através de um desenvolvimento independente e uniforme de seus próprios recursos e poderes.
A pergunta é como um comércio livre e universal pode ser estabelecido no lugar de sistemas comerciais nacionais separados.
As tentativas de uma única nação, que é predominante na industria, bem-estar e poder, de implantar um livre-comércio demonstram que a prosperidade individual das nações é sacrificada, sem beneficio para a humanidade em geral, apenas para o enriquecimento da