resumo dos pcns temas transversais e escolaridade em ciclo
Ate dezembro de 1996 o ensino fundamental esteve estruturado nos termos da lei federal n.5.692 de 11 de agosto de 1971. Essa lei, ao definir as diretrizes e bases da educação nacional brasileira, estabeleceu como objetivo geral, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.
Proporciona aos educandos a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto- realização, preparação para o trabalho e para o exercício da cidadania. Também generalizou as disposições básicas sobre o currículo, estabelecendo o núcleo comum obrigatório em e médio. Manteve porem, uma parte diversificada a fim de completa as peculiaridades locais, a especificidades dos planos dos estabelecimentos de ensino e as diferenças individuais dos alunos. Coube aos Estados á formação de propostas curriculares que serviram de base ás escolas estaduais, municipais e particulares situados em seu território compondo assim respectivos sistemas de ensino.
Esses documentos tiveram um processo de construção, experiência e estudo, os quais contam com a colaboração de inúmeros educadores brasileiros e são essenciais para o ensino fundamental, principalmente nas áreas de estruturas de ensino escolar, por possuírem características de extrema relevância para a escola e a sociedade e por indicarem a necessidade de unir forças entre essas instancias o apoio á escola, sua importância de intervenção na comunidade, como propor estímulos aos educandos de modo a compreender a responsabilidade e compromisso com a aprendizagem, dando ênfase a apropriação de conhecimentos, socialmente elaboradas como base para construção da cidadania, identidade e clareza quanto ao deu projeto educativo, aplicação de visão de conhecimento para além dos conceitos dessa forma evidencia-se a importância de tratar dos chamados temas transversais e valorizar o trabalho dos educadores enquanto construtores e planejadores das