Resumo dos livros- Teoria da Arquitetura 3- Mackenzie
A CIDADE É A ARQUITETURA, ENTENDIDA COMO CONSTRUÇÃO NO TEMPO. ELA NÃO FOI CONSTRUIDA DE UMA HORA PARA OUTRA, ELA É UM PROCESSO. Que cria memórias, história, desenvolve a cultura de toda uma população.
. O VALOR DO “LOCUS SOLUS”. ENTENDE-SE COMO A IDENTIDADE FIXA DE UM LUGAR, E AO MESMO TEMPO TEM-SE UMA PROCURA CIENTIFICA, OU SEJA, É A IMPORTANCIA DO LUGAR GEOGRAFICO, DA MEMORIA DO LOCAL.
FATOS URBANOS. INTERFERE NA HISTÓRIA E, PORTANTO, NA ARQUITETURA DA CIDADE.
MONUMENTO É UMA CONSTRUCAO/EDIFICIO PERMANENTE QUE GUARDA A IDENTIDADE E A HISTORIA DA CIDADE. A CIDADE MUDA, MAS ALGUMAS COISAS PERMANECEM, O MONUMENTO QUE GUARDA A HISTORIA LOCAL. Como a estátua da Liberdade, que mostrava para os imigrantes advindos de navio que ali era a terra do “American way of life”.
A HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DOS FATOS URBANOS É A HISTÓRIA DAS CLASSES DOMINANTES. UMA SOCIEDADE COM CONFLITOS DE PENSAMENTOS, INTERESSES DISTINTOS.
"o rito é o elemento permanente e conservativo do mito, também o é o monumento, que, no próprio momento em que testemunha o mito, torna possível suas formas rituais."
o ritual dos monumentos conserva o mito, que anteriormente era contado. Transformação da fala(mito) em objeto(rito).
RITO. ELEMENTO QUE CONSERVA O MITO
MITO. VEM E VÃO, PASSANDO DE GERAÇÃO A GERAÇÃO, DE UM LUGAR A OUTRO, SOFRENDO ALTERAÇÕES. MAS NO PLANO DE FUNDO DESSA REALIDADE QUE SE MODIFICA DE ÉPOCA EM ÉPOCA, HÁ UMA REALIDADE PERMANENTE QUE CONSEGUE TRANSPOR A AÇÃO DO TEMPO. Hoje em dia, com a vasta e rápida transmissão de informações, os mitos duram alguns dias/meses/ anos, não mais gerações. (eita Giovana, vai lacraia etc)
BARTHES
* MITO é uma fala: mito é um sistema de comunicação, uma mensagem
* Cada objeto do mundo pode passar de uma existência fechada, muda, a um estado oral, aberto à apropriação da sociedade
* Uso social que se acrescenta a pura matéria
* MITO como sistema semiológico: SIGNIFICANTE(rosa) +