Resumo dos capítulos 5 e 6 do mankiw
Mercados e competição Os termos oferta e demanda referem-se ao comportamento das pessoas à medida que interagem entre si em mercados competitivos. Um mercado é um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço. Os compradores, como grupo, determinam a demanda pelo produto e os vendedores, também como grupo, determinam a oferta do produto. Mercado competitivo corresponde ao mercado onde há tantos compradores e vendedores (tomadores de preço) que cada um deles tem impacto insignificante sobre o preço do mercado. Para que um mercado seja um mercado perfeitamente competitivo, deve apresentar duas características fundamentais: os bens oferecidos para venda são todos iguais e os compradores são tão numerosos que nenhum deles é capaz de, individualmente, influenciar o preço de mercado. A preço de mercado, os compradores podem adquirir tudo que desejam, e os vendedores podem vender tudo que querem. No monopólio, um só vendedor determina o preço.
Demanda
A curva de demanda: a relação entre preço e quantidade demandada A quantidade demandada de um bem qualquer é a quantidade desse bem que os compradores desejam e podem comprar. Lei da demanda: com tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, sua quantidade demandada diminui; quando o preço diminui, a quantidade demandada aumenta. Escala de demanda: uma tabela que mostra a relação entre o preço de um bem e a sua quantidade demandada, mantidas constantes todas as demais coisas que influenciam a quantidade do bem que consumidores desejam comprar.
Demanda de mercado versus demanda individual A demanda de mercado é a soma de todas as demandas individuais por um determinado bem ou serviço.
Deslocamentos da curva de demanda ( preço x quantidade)
Curva deslocada para a direita: aumento da