Resumo dos capitulos I e II do livro Ética Crista e Pos Modernidade
Caminhos para a Construção do Pensamento Ético
Os assuntos que envolvem virtude, vícios, qualidades, defeitos, responsabilidades, dever, necessidades, etc... Tem a ver com ética, ou seja, o caminho da felicidade passa por uma reflexão ética, portanto no que diz respeito ao senso comum, podemos afirmar que ética e moral são termos que estão muito próximos um do outro e podem ser associados, enquanto na compreensão mais estrita ambos são campos distintos da análise da condição humana. Nota-se que “ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são faces de explicar, quando alguém pergunta”.
Enfim, podemos dizer nessa passagem que, a maneira que os homens orientam suas condutas brota de um desejo de encontrar explicações sobre o sentido da vida, sobre o que é bom e valioso para uma vida feliz, no momento em que a ética tem a ver com isso, podemos perceber que não se trata de um modo de saber como as demais ciências, resultando numa investigação sobre a existência humana.
– O Campo da Ética
A ética é um ramo da Filosofia, e essa reflexão filosófica que tem a preocupação com a moralidade. Ciência, a ética tem na moral seu objetivo de estudo, como disciplina filosófica parte de uma interpretação a respeito da condição humana e identifica o homem como um ser social e histórico, capaz de pensar e principalmente de criar. Podemos dizer que o início da reflexão filosófica se deu por volta de (470 – 399 a.C) por meio de Sócrates, que para ele, nunca devemos tomar decisões afetadas pela emoção e sim pela razão. Para Sócrates, a alma e o eu consciente é o centro de nossas atividades pensantes, com isso desenvolvemos uma reflexão com base na idéia do cuidado de si mesmo e conhecimento de toda ação humana.
As influencias naturalistas ou racionalistas abordam fatores que norteiam a ação humana que esteja fora da natureza.
– O Campo da Moral
Nesse ponto vamos abordar o senso moral e consciência. Senso moral que trabalha a