Resumo Dos Capitulos 1 2 3 Do Livro Pesquisa Social E A O Pedagogica
( conceitos, métodos e práticas)
No livro de Paulo Meksenas constatamos que a educação tem papel central no processo de civilização, pois com ela os sujeitos se renovam e se transformam sem deixar de lado a experiência de seus antepassados. A pedagogia é a ciência que tenta interpretar a educação escolar, mas, várias ciências tomam para si as características que são relevantes na escolarização, pois a educação escolar é um conjunto de atitudes que transformam e reproduzem a sociedade. Segundo Pimenta(1996 apud Meksenas 2003) o que diferencia a pedagogia enquanto ciência perante outras ciências humanas é que a ciência pedagógica interpreta a educação e “ o aluno, o saber, o professor e a situação institucional da escola, conferem diferença à pedagogia”. A pesquisa é fundamental na educação escolar, pois ela assume a capacidade de criar mediações e interações que envolvam o sujeito do ensino com os sujeitos da aprendizagem.
Infelizmente a opinião pública ora subestima ora superestima a educação escolar, por consequência deixam de cobrar do Estado e dos modelos e agentes econômicos a suas responsabilidades para com a educação, muitas pessoas veem a educação como capaz de solucionar todos os problemas da sociedade. O pedagogo deve ser crítico dos contextos econômicos e sociais, deve indicar a diversidade de práticas possíveis na educação. A pesquisa pode ser um instrumento de descoberta dos meios para lutar por uma educação pública de qualidade e democrática, mas, não devemos superestimar e nem subestimar a pesquisa e iniciação científica.
Devemos tomar cuidado com a concepção positivista na educação escolar, pois com através dela se perpetua a ideia de que os pesquisadores devem pensar a educação escolar e os professores e alunos devem realizar o pensado. A concepção positivista produz uma educação autoritária, pois nega que se possam utilizar outros métodos de educação por parte de professores