Resumo dos Antecedentes históricos da Sociologia
O Mito, a religião e a filosofia, constituem as principais formas pré-científicas de consciência e de explicação das condições de existência social.
A sociologia como campo específico de conhecimento , como explicação científica do comportamento social, é algo extremamente novo. A sociologia surge com idéias voltadas para a discussão do processo de constituição e consolidação da sociedade moderna. A sociologia é fruto da revolução industrial, e por isso é chamada de ciência da crise. A sociologia sendo um fruto da revolução industrial, marcou a história da humanidade, pois não só diz respeito a ao crescimento da produção fabril, como apresenta uma profunda mudança cultural, política e social.
A sociologia como ''ciência da sociedade'' e fruto da forma de conhecer e de pensar a natureza e a sociedade, que desenvolveu a partir do século XV, a partir das transformações importantes que desagregaram a sociedade feudal dando origem a sociedade capitalista. é preciso saber essas mudanças é preciso conhecer os contextos históricos que fizeram com que elas surgissem. antes da revolução industrial aconteceu as grandes navegações , como por exemplo a expansão marítima é um evento extremamente importante, para compreendermos as mudanças socioculturais que aconteceram na sociedade européia. pois foi com a expansão marítima que o comércio se expandiu, instalação de colonias em partes da Europa. com a exploração de ouro, metais , e o tráfico de escravos os mercadores tiveram alto lucros. a expansão comercial propiciou a expansão da economia monetária. com a acumulação de riqueza nas mãos da burguesia comercial, houve grande importância no desenvolvimento do processo de industrialização da Europa.
O Estado moderno foi o elemento principal para o desenvolvimento da indústria e do comércio interno e externo.
A reforma protestante contribuiu para compreendermos a mudança de pensamento na Europa, pois o homem pode interpretar livremente