Resumo dos 3 primeiros livros de cidade antiga
A CIDADE ANTIGA
ANTIGAS CRENÇAS
LIVRO PRIMEIRO
Capítulo 1 - Crenças a respeito da alma e da morte
Na antiguidade, acreditava-se em uma existência além da vida terrena. Para os romanos e gregos, a alma ia passar essa segunda existência junto dos homens, continuando a viver na terra junto deles, acreditou-se por muito tempo que esta segunda existência da alma continuava unida ao corpo mesmo com a morte.
Capítulo 2 - O Culto dos Mortos
Os mortos eram tidos como entes sagrados,para eles cada morto era um Deus, essas crenças criaram ao longo dos anos algumas regras, como a de alimentar os mortos. Isso estabeleceu uma verdadeira religião da morte com seus dogmas e rituais que desapareceram com o advento do cristianismo.
Capítulo 3 - O Fogo Sagrado
Toda casa de grego ou romano, havia um altar que nele sempre devia ter um pouco de cinzas e brasas, era obrigação sagrada do dono da casa, manter aceso o fogo dia e noite, infeliz daquele que a chama apagasse! Ao anoitecer cobria-se com cinza a brasa para que não se consumisse totalmente, e no dia seguinte a primeira coisa a fazer era acender o fogo. O fogo só deixava de brilhar o altar quando todos da família morressem.
Capítulo 4 - A Religião Doméstica
A religião doméstica não obedecia a nenhuma regra exceto a sua própria. A adoração era para mais de um deus e os seus deuses não aceitavam adoração de qualquer homem. limitava-se ao círculo de uma casa. O culto não era aberto ao público, todas as cerimônias, eram celebradas apenas pelos familiares para os familiares. Os ritos e orações passados de pai para filho, caracterizavam que somente ao pai tinha poder da reprodução, as mulheres só participavam do culto através de seu marido ou seu pai.
LIVRO SEGUNDO
A FAMÍLIA
Capítulo 1 - A Religião Foi a Norma Constitutiva da Família Antiga
A família reunida praticava seu ritual todos os dias, dirigindo suas orações ao fogo sagrado, comparecendo junto dele para