Resumo documentario DNA a promessa e o preço
Durante o documentário são feitos diversos inquéritos a populações de países distintos, em relação aos tópicos que são tratados ao longo do filme.
O primeiro tema abordado é o da terapia genética. A terapia genética tem como objetivo tratar ou curar doenças genéticas através da manipulação dos genes que causam essas respetivas doenças. Um método utilizado é a implantação de um vírus que vai transportar um gene funcional ao genoma das células do paciente. Contudo, diversas pessoas que se sujeitaram a este tipo de tratamento acabaram por morrer.
Outra temática que se examina são as células estaminais (ou células-tronco). Nesta parte do documentário podemos verificar o modo como os cientistas estão par a par com a medicina, quando é apresentado um exemplo de um senhor que ficou curado da sua doença cardíaca utilizando este novo método. Apesar das perspetivas otimistas em relação a esta tecnologia, existe uma grande controvérsia nela implícita: as células estaminais mais eficientes são as embrionárias, pois essas conseguem adaptar-se a qualquer tipo de tecido, visto que ainda não têm uma “função” predefinida, ao contrário das adultas. A grande maioria das pessoas entrevistadas não concordou com a clonagem de embriões para esse fim, pois achavam que isso seria considerado um homicídio. Porém a derradeira pergunta é: “será que um pequeno conjunto de células tem os mesmos direitos que uma criança ou um adulto?”
O último tema discutido no documentário é a clonagem. A clonagem humana, mais particularmente, é um tema profundamente polémico e, mais uma vez, a grande maioria das pessoas estava contra ela. Todavia o documentário deixa bem claro que existem