Resumo do trabalho psicanalise
A psicanálise é uma teoria de investigação da psique humana independente da psicologia, analisando e interpretando o homem enquanto sujeito do inconsciente. Sigmund Freud foi neurologista austríaco, considerado pai da psicanálise.
Freud usava três métodos: Investigar a mente e seu funcionamento, Sistema teórico e a vivência do comportamento humano, método de tratamento psicoterapêutico. Apesar de a psicanálise ser uma área com ganchos na psiquiatria, Freud com suas teorias acabou influenciando a psicologia e suas escolas de pensamento e outras áreas da ciência humana. Apesar de não ser comparável com as escolas de pensamento que se desenvolveram a partir da psicologia experimental de Wilhelm Maximilian Wundt. A psicanálise é considerada uma escola de pensamento.
A psicanálise foi criada com o objetivo de tratar desequilíbrios psíquicos e distúrbios emocionais, que naquela época era chamado de “histeria”, e através dessa teoria, Freud se empenhou parar tratar esses indivíduos com desajustes mentais, Freud dizia o sexo estar no centro do comportamento humano, apesar do desejo sexual estar ligado ao inconsciente, o fator sexual motiva as realizações pessoais e também distúrbios emocionais profundos, sentimentos reprimidos como vivências sexuais marcantes, perturbações de ordem emocional. O fisiologista Josef Breuer apresentou a Freud à hipnose, técnica que usara nas consultas, mas ao longo do tempo abandonou essa técnica, usando assim a livre associação em suas sessões de psicoterapia, a técnica dava aos seus pacientes a liberdade de falar o que vem a sua mente.
Sigmund Freud publicou muitos artigos, dentre eles a interpretação dos sonhos, Psicopatologia da vida cotidiana, Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Referente ao terceiro, Freud fez estudos em laboratórios com Enguias para observar seus genitais.
Conceito de Id, Ego, Superego, que em um sentido amplo, constitui a essência do individuo
Id: Reservatório da energia