Resumo do trabalho de psicologia da percepção – tempo de reação e percepção visual
Foi testado o tempo de reação visual quando apresentada uma figura composta por imagens ambíguas. O instrumento utilizado por esse tipo de experimento foi a apresentação de slides por meio do data show. Foram apresentados 10 (dez) figuras ambíguas para 4 (quatro) pessoas. Foi possível encontrar um tempo de reação médio mínimo de 1s e maximo de 20 segundos. Essas tarefas envolvem o processamento de eventos visuais em movimento no campo visual, bem como de eventos com apresentação abrupta. Além dessa diferença em sua natureza, os estímulos podem diferir em relação à sua localização no campo visual, em seu tamanho e luminância, como também na atenção visual.
Observamos que no decorrer do experimento há a existência de variáveis intervenientes como a distância, o barulho a claridade que interferiram na experiência.
A percepção visual depende, em seus vários estágios de processamento, tanto de mecanismos atencionais quanto de mecanismos sensoriais de natureza pré-atencional, ou seja, é a apreciação da realidade através do sentido da visão. Considerando que o sistema visual aporta 80% da informação sensorial, o processamento da informação visual é um aspecto chave para o entendimento do mundo.
A percepção visual serve para identificar, classificar, organizar, armazenar e lembrar a informação apresentada visualmente. Através da percepção visual analisamos as diferentes características de um estímulo visual como a forma, a cor, o tamanho, a textura ou o peso, e lhe damos um significado ao que vemos, ou seja, a diferenças na percepção de cada pessoa, pois cada um tem uma percepção diferente, e assim sendo um tempo de reação diferenciado.
Palavras – Chaves: Tempo, Reação,