resumo do textp mtodologia cientifica
1409 palavras
6 páginas
Disciplina: Metodologia CientíficaProfessora/Tutora: Riviane Borghesi Bravo
Unidade 1: A ciência e o conhecimento A primeira unidade de trabalho se concentra na investigação dos fatos que contemplam a metodologia científica. Por isso se faz necessário separar os tipos de conhecimentos e aprofundar nos conceitos ligados à ciência. Para tal compreensão, a obtenção do pensamento crítico é fundamentos e, isto, só acontece quando desenvolvemos trabalhos técnicos, acadêmicos e profissionais, com característica de análise de dados e resultados compatíveis com a realidade. O conhecimento científico foi estudado por Popper que destacou a delimitação do fenômeno estudado e da organização do método, o que gerou uma revolução no século XX. Assim como Kuhn por volta dos anos 1950, que estabeleceu o conceito de paradígma para a ciência, que deve ser caracterizado como organização do fazer ciência. Para Kuhn a ciência deve ter um único paradigma de investigação, pela análise do que é empírico, no sentido de sistematizar e verificar seus dados. Na compreensão do conhecimento é preciso separar duas posições, uma com acesso ao conhecimento e outra na construção das próprias suposições.
O conhecimento, portanto, busca testar os fenômenos, fazer a observação e percepção do mundo natural, criar hipóteses, teorias, modelos, esquemas de explicações. Além das considerações científicas, práticas e técnicas.
Vamos destacar os principais tipos de conhecimentos:
- Vulgar relacionado ao cotidiano: superficial, sensitivo, subjetivo, assistemático e acrítico.
- Científico: investigativo, verificável, sistemático, real (factual) e não é finito. Também é considerado racional e real.
- Filosófico: valorativo, não verificável, reacional, sistemático, infalível e exato.
- Teológico: ligado a fé, fruto da revelação da divindade, verdade são infalíveis indiscutíveis, conhecimento sistemático de mundo.
Para haver uma noção técnica de como a ciência se organiza, vamos