Resumo do texto
Em 1991, foi criada a Biosfera 2 com o intuito de mostrar como funciona a ciclagem de nutrientes no planeta. A ideia era um grupo de pessoas viver lá, de maneira que teriam que cultivar e produzir seus alimentos, possuiriam um ciclo da água próprio, excrem entos humanos e animais eram tratados e reciclados, cerca de 4000 espécies foram introduzidas, entre outros fatores. No entanto esse projeto acabou não dando certo por uma ruptura no sistema de ciclagem de nutrientes. É importante perceber como qualquer fator pode desestabilizar os ciclos que fazem nosso planeta funcionar.
O mercado atende a necessidade das pessoas com produtos(que estão presentes no nosso dia-a-dia. Para que se tenham produtos é necessário um sistema econômico, o qual se constitui em interações entre compradores e fornecedores sobre quais mercadorias e serviços serão produzidos. E para produzi-los é inevitável que tenham-se os recursos, que podem ser naturais(capital natural), humanos(capital humano) e manufaturados(capital manufaturado). Economistas dividem sua opinião de acordo com o tipo de desenvolvimento, por exemplo economistas neoclássicos acreditam que para o crescimento da economia os recursos naturais são importantes mas não vitais, visto que o homem pode encontrar maneirais de substitui-los. Economistas ecológicos, dizem que os sistemas econômicos são totalmente dependentes dos recursos que nosso planeta possui e ainda apontam que o crescimento econômico convencional tornara-se insustentável. E além desses, existem os economistas ecológicos que são um meio-termo entre os já descritos.
Foram feitas alguma estratégias para um desenvolvimento mais sustentável como :
-Aprovar leis e regulamentações que visem evitar a poluição e esgotamento de recursos naturais -Usar indicadores que monitorem a saúde econômica e ambiental
-Incluir nos preços das mercadorias o valor do prejuízo ambiental que sua produção teve.
Assim é