RESUMO DO TEXTO: “A CONSTRUÇÃO E (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA”
FACULDADE ARAGUAIA
10 DE MARÇO DE 2014
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS INTEGRADORES I
RESUMO DO TEXTO:
“A CONSTRUÇÃO E (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA”
GOIÂNIA – GO
MARÇO DE 2014
GOIÂNIA – GO
FACULDADE ARAGUAIA – GRADUÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
10 DE MARÇO DE 2014
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS INTEGRADORES I
RESUMO DO TEXTO:
“A CONSTRUÇÃO E (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA”
GOIÂNIA – GO
MARÇO DE 2014
No texto “A Construção e a (Des)construção da Identidade da Seleção Brasileira” apresentado no Intercom de 2012, busca-se entender um pouco o que aconteceu com a famosa paixão do brasileiro por futebol. No estudo, mostra-se que o brasileiro está realmente desiludido com a tal “Pátria das Chuteiras”, como nomeou Nelson Rodrigues. Todas as informações do artigo são colocadas em prova através de gráficos advindos de pesquisas com torcedores da Seleção Brasileira de Futebol.
O questionário realizado para o estudo não considerou classe social, nível acadêmico ou diferenças geográficas. O único critério de participação da pesquisa foi a paixão pelo futebol. O recorte temporal do trabalho foi de 23 de maio a 06 de junho de 2013. E um dia após o amistoso Brasil x México, 46 torcedores responderam ao questionário, presencialmente ou por meio do facebook.
O texto nos mostra que a Seleção Brasileira sempre foi vista com admiração pelos brasileiros, que a consideravam patrimônio da nação e representação fiel do conceito de brasilidade, seja pelo jeito de ser do seu povo ou pela ginga, habilidade e capacidade de improvisação dos jogadores, características essas, conhecidas por “jeitinho brasileiro”. Aprendemos que toda essa devoção vem, principalmente, da mídia, que tem uma forte influência na popularização e introdução do futebol à cultura. Quando o rádio iniciou a transmissão dos jogos para aqueles que não podiam estar de corpo presente, não se