Resumo do texto: o projeto ético-político do serviço social - joaquina barata e marcelo braz
SERVIÇO SOCIAL
RESUMO DO TEXTO: O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL - JOAQUINA BARATA E MARCELO BRAZ
Ana Oliveira
RIBEIRÃO PRETO
2013
O texto apresenta um estudo sobre o projeto profissional do Serviço Social. Para melhor compreensão, o texto foi dividido em três partes: na primeira, trata da natureza das projeções humanas; a segunda parte aborda a noção do projeto ético-político e sua relação com projetos societários; por fim, apresenta o projeto profissional a partir do seu surgimento e desenvolvimento histórico, seus aspectos atuais e principais desafios a partir da exposição das questões mais relevantes presentes na sociedade contemporânea.
Os projetos societários e os projetos coletivos vinculam-se a práticas e atividades variadas da sociedade. São essas atividades que determinam a constituição de projetos. A primeira questão relevante é o caráter político de toda e qualquer prática. Todas as práticas envolvem interesses sociais, que se originam através de múltiplas mediações, bem como das contradições das classes sociais em conflito na sociedade, as quais se movem através das necessidades reais da sociedade que lançam os homens em atividades humano-criadoras percebidas no metabolismo social.
As necessidades humanas são constituídas e desenvolvidas ao longo do desenvolvimento sócio-histórico do ser social, estabelecendo um mundo prático-material composto de atividades e práticas distintas, que por consequência desencadeiam um mundo prático ideal. Assim, o conjunto de práticas é desencadeado historicamente, compondo um mundo complexo, formado por diversas modalidades de práticas e atividades que têm origem tanto no mundo prático-material quanto no prático-ideal. Dessa maneira, quanto mais se desenvolve o ser social, mais as suas objetivações transcendem o espaço de trabalho.
Verifica-se então a existência de esferas de objetivação. Assim surgem às diversas formas de prática: política, artística, produtiva, e