RESUMO DO TEXTO: A EXISTENCIA MORAL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL.
ELIANE BENTO LOPES
QUESTÕES SOBRE: O PROJETO
ÉTICO-POLÍTICO
São Paulo
2014
1-Qual a relação entre os sujeitos coletivos e seus projetos ético-políticos e as contradições presentes na sociedade capitalista?
O assistente social não é um agente transformador, sozinho não é possível a transformação, e sim um coletivo, um conjunto de profissionais que conta com o auxilio do: Concelho Regional de Serviço Social, Concelho Federal de Serviço Social, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa do Serviço Social etc, em prol dessa transformação contra a desigualdade social, causada pelo sistema capitalista,.
2- Quais são os principais valores morais predominantes no modo de vida capitalista e quais os propostos pelo projeto ético-politico do Serviço social?
O sistema capitalista traz muitas possibilidades e avanços como: a tecnologia, cura para doenças, o conhecimento etc, porem só uma pequena parcela da sociedade tem acesso ( a burguesia), muitas pessoas participam da construção de todos esses avanços, justamente as pessoas ( classe trabalhadora) que não tem acesso a eles, isso cria um conjunto de relações sociais contraditórias, voltadas para o mercado. Essa modelo de sociedade humaniza o produto e coisifica o homem, o que faz com que as pessoas percam a noção do outro, pois no capitalismo os direitos sociais são comprados.
O projeto ético politico tem com prioriza a liberdade como valor central. Tem o compromisso com a autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos é a partir desse núcleo que o projeto ético politico caminha para uma outra sociedade que se vincula uma uma nova ordem social, para que os trabalhadores não fiquem submetidos a logica do mercado. Uma sociedade com maior participação politica, que exerça a cidadania, voltada para distribuição das riquezas e assim por diante.
A articulação com as