RESUMO DO TEXTO: A CIDADANIA, O DIREITO À CIDADE E A GEOGRAFIA ESCOLAR
UNIDADE UNIVERSITARIA DE MINAÇU-GO
LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
RESUMO DO TEXTO: A CIDADANIA, O DIREITO À CIDADE E A GEOGRAFIA ESCOLAR LANA CAVALCANTI DE SOUZA (2002).
ACADÊMICOS: DEUSIMAR DA HORA DE OLIVEIRA
GERUSA DOS SANTOS E SILVA SILVESTRE
PRFESSSOR: JONH CARLOS
DISCIPLINA: GEOGRAFIA URBANA
MINAÇU, NOVEMBRO DE 2011.
RESUMO
Este texto discute a relação cotidiana do cidadão com sua cidade e a influência da escola e do ensino de Geografia nessa relação. A preocupação é analisar as possibilidades do exercício pleno do direito do cidadão à cidade contemporânea através da formação de uma cidadania consciente e ativa. Segundo Cavalcanti (2002), particularmente, a Geografia escolar tem procurado pensar o seu papel nessa sociedade em mudança, indicando novos conteúdos, reafirmando outros, reatualizando alguns outros, questionando métodos convencionais, postulando novos métodos.
Nesse pressuposto buscou-se, produzir uma reflexão sobre a constituição de saberes geográficos (espaciais) referentes ao conteúdo cidade e seu papel na formação da identidade do cidadão, bem como, compreender de que modo os saberes contribuem para a formação e prática da cidadania e analisar a constituição dos saberes no decorrer da prática docente do professor de Geografia.
Segundo a autora o estudo do lugar tem se configurado em um desafio para as aulas de Geografia. É, nesse sentido, que se entende a cidade como um conteúdo que está inserido numa compreensão dialética do lugar, categoria que representa a articulação entre o global e o local, representando o entendimento de movimentos que são contraditórios e desiguais, ampliando a capacidade de compreensão de mundo dos alunos. Estudar uma cidade pressupõe conhecer o lugar, saber o que existe nele e sua relação com algo maior, como o próprio espaço geográfico.
Nesse aspecto, cabe à Geografia escolar cumprir efetivamente sua tarefa de formar