Resumo do texto "Vygotsky: Desenvolvimento Cultural e Aprendizagem" do livro Psicologia da Aprendizagem.
Vygotski é materialista histórico e dialético, onde usa como forma de compreender os elementos que influenciaram a consolidação da psicologia. A sua teoria entende que os processos psicológicos devem ser levados em conta tudo o que envolve sua totalidade e comportamento numa visão dialética de comportamento. Mas o que seria este comportamento? Seriam processos biológicos que, ligados ao fato do homem ser social e histórico, exerce ações sobre a natureza, constrói sua forma de agir e de pensar para suprir necessidades no meio em que vive, ou seja, tudo que ele fazer será para consolidar seu pensamento.
Assim, para compreendermos como se da o processo de transformação e constituição do homem cultural, teremos que trazer a tona alguns conceitos importantes que embasam abordagens teóricas vygotskiana e fundamentam uma educação escolar compromissadas com os processos de aprendizagem e de desenvolvimento do individuo.
O homem na medida em que mantém contato com outras pessoas, sofre um tipo de superação biológica onde na educação é essencial, pois isto estabelece um processo humanitário, que permite desenvolvimento de aptidões constituídas historicamente através das interações sociais estabelecidas.
Ao longo do tempo o homem criou uma espécie de conjunto de gestos que se adapta ao uso de objetos e instrumentos, ou seja, criamos uma cultura humana e consequentemente um conjunto de qualidades onde expressamos através das habilidades, capacidades e aptidões que se formaram ao longo do tempo através da atividade humana. Mas estas qualidades não são adquiridas biologicamente e sim, por meio da cultura material passada de geração em geração, como por exemplo, manusear um computador ou ate mesmo na nossa fala. A criança precisa que um adulto, da geração maior, a ensine suas primeiras palavrinhas e um senhor precisa de alguém da nova geração para ensinar a