Resumo Do Texto Turismo e lazer: Viajando com personagens
Aluno (a): Tainá Soeiro
Disciplina: Sociologia do Lazer e Turismo
Texto: Turismo e lazer: Viajando com personagens
Referência Bibliográfica: BRUHNS, H.T. “Turismo e lazer: Viajando com personagens”. In: Serrano, C., BRUHNS, H.T., Luchiari, H.T. (orgs). Olhares contemporâneos sobre o turismo. São Paulo: Papirus, 2000, p.81-103.
Neste texto a autora tem como objetivo discutir algumas questões relacionadas ao turismo como fenômeno do lazer contemporâneo. Para isso ela compara o significado de viagem de duas esferas sociais bem distintas, sendo elas uma elite empresarial e outra a camada mais baixa, chamada de “farofeiros”, ambos residentes do estado de SP. A autora pretende esclarecer como ocorrem essas viagens sempre relacionando a concepção de trabalho e lazer.
No grupo de empresários, as viagens são algo bastante comum em suas vidas, Por serem algo muito corriqueiro, há a tentativa de conciliação entre as viagens de negócios e seus deveres e a introdução do lazer nelas. Um exemplo desse quadro são os empresários que prolongam suas viagens com o intuito de férias, para que eles possam passar a aproveitar o local.
Neste grupo social pode-se perceber que não existe uma separação clara entre trabalho e lazer, mas sim há uma complementaridade dos dois.
O grupo seguinte que a autora estuda são os ditos “farofeiros”, que se difere do outro grupo não apenas pelas condições econômicas e de vida, mais também pelos estigmas presentes na oportunidade de viajar, mesmo que seja por um dia.
Neste tipo de turismo de massa, o excursionista tira o maior proveito possível do evento, pois este talvez possa demorar a acontecer de novo. Por isso, os chamados “excessos” cometidos são como o resultado de toda uma expectativa de retorno de prazer.
Assim, com base nos estudos desses dois grupos, a autora levanta a possibilidade de “turismo produtivo”. No primeiro grupo, as viagens têm uma conotação de negócios e status,