Resumo do texto Teoria Liberal Moderna da Cidadania e A abordagem social-democrata
Essa teoria surgiu a partir da organização dos trabalhadores por benefícios, como emprego e demandas sociais e ela enxerga a sociedade e as classes sociais e a reconhece como distintas entre si. O interessante é que a Teoria Liberal Moderna da Cidadania não tem nenhuma vertente.
A autora traz um pouco da Abordagem Pluralista trazendo alguns aspectos e comparando-a com a Abordagem Social-democrata. A primeira busca uma interessante discussão sobre a sociedade enquanto reivindicadora de direitos e o estado enquanto promotor de políticas públicas. A autora fala também que enquanto as necessidades do povo são infinitas os recursos públicos são escassos.
A forma de influência da alocação desses recursos públicos é a participação política e consciente dos cidadãos. Em uma democracia representativa as possibilidades reais de alocação de recursos e as pressões sociais são dadas pela mediação efetivada pelos agentes políticos, através de seus programas e candidatos. Nos processos eletivos os cidadãos sancionam tais programas e visões ideológicas. Há uma analogia entre mercado econômico e mercado político (DAHI, 1956).
A política educacional é vista como uma ferramenta importante de ligação entre o conhecimento e a divisão de poder na sociedade. Os pluralistas acreditam da racionalidade dos que estão brigando ou assumindo alguma área da política para garantir melhores condições para a população e define a educação como responsável por essa racionalização e influenciadora direta na política, pois um cidadão sem estudo pode simplesmente ser influenciado por outro. Ou seja, A educação tem um papel importante na formação do ser social em cidadão.
A