Resumo do texto - Que é fato social?
O texto aponta que a realidade é objetiva, uma vez que não é criada pelo indivíduo, mas introduzida em sua vida desde seu nascimento. A partir disso, observa-se que as ações e os sentimentos dos homens existem fora de suas consciências individuais, sendo impostas a eles em todos os momentos e situações de suas vidas.
A partir da leitura deste texto pode-se inferir três aspectos fundamentais dos fatos sociais, a saber: a coercitividade, a exterioridade e a generalidade. A ação coercitiva do fato social impede ou autoriza o indivíduo a praticar algo, exercendo pressão na consciência humana que, independentemente de sua vontade, vê-se obrigada a agir de determinada maneira, padronizada dentro da cultura em que a pessoa está inserida. Se, porém, o indivíduo se opõe a uma ação coercitiva, tal ação volta-se contra ele, trazendo-lhe prejuízos como: opressão, exclusão social e, até mesmo, punição, em caso de violação das leis. A exterioridade do fato social relaciona-se ao fato de que os padrões culturais impostos ao indivíduo são exteriores a ele e independem de sua consciência. Já a generalidade indica a coletividade dos fatos sociais, ou seja, os fatos sociais não existem para um indivíduo em particular, mas para um grupo (sociedade).
Pode-se tomar por padrões culturais impostos ao indivíduo regras jurídicas, morais e sociais, crenças religiosas, práticas profissionais, sistemas financeiros, modo de se vestir e construir casas, entre