Resumo do texto "Padronizaçao dos Testes Psicologicos"
I. Padronizaçao das Condiçoes de Administraçao dos Testes Psicologicos
A padronizaçao, se refere à necessaria uniformidade em todos os procedimentos no uso de um teste valido e preciso, desde os cuidados a serem tomados na aplicaçao dos testes até o desenvolvimento de parâmetros ou critérios para a interpretaçao dos resultados obtidos. Sendo assim, padronizaçao das condiçoes de administraçao dos testes psicologicos tem como preocupaçao garantir que a coleta dos dados sobre os individuos seja de boa qualidade e garantir também que os testes sejam utilizados de maneira adequada e legitima.
O mau uso ou aplicaçao dos testes tornam os dados obtidos nao confiaveis estragando a utilidade deste, assim como um teste de ma qualidade, independentemente da boa ou ma administraçao deste, continuara produzindo resultados invalidos.
Entao, para garantir uma boa administraçao dos testes psicologicos, é preciso atender a requisitos referentes ao material da testagem, o ambiente da testagem e o aplicador.
O material da testagem deve atenter à duas condiçoes:
a) Qualidade do teste: o teste tem que ser valido e preciso; o uso de testes sem estes parâmetros é inutil, eticamente condenavel e judicialmente processavel;
b) Pertinência do teste: o teste deve ter relevância ao problema apresentado pelo sujeito testando e deve se adaptar ao nivel intelectual, profissional, entre outros, do candidato.
O ambiente de testagem devem atender à três condiçoes:
1. O ambiente fisico deve ser tal que o candidato se sinta em suas melhores condiçoes para responder ao teste, sem a presença de distratores ambientais. Sendo assim, a sala deve ser agradavel e os moveis adequados, ou seja, haver espaço suficiente, boa iluminaçao e ventilaçao, temperatura