Resumo do Texto Fundante da Linguística Aplicada no país
1. Defina Língua:
O que é inerente a língua é transmitido culturalmente pelo homem e é, portanto, um fenômeno social.
A língua é, então, um sistema altamente desenvolvido e sua função primária é a comunicação e a expressão do pensamento.
É um sistema padronizado de sinais ou sons arbitrários, caracterizados pela estrutura dependente formando uma rede de elementos interligados que representam um fenômeno social de interação verbal, possibilitada pelo uso dos enunciados organizados no discurso do ser humano. Os discursos contem significados e sentidos relativos aos diferentes momentos sociais, culturais e históricos.
2. Defina Linguagem:
A dinâmica da fala, ou seja, a linguagem resulta da interação de duas pessoas no contexto social. A linguagem é fundamental para a comunicação, mas é a interação entre os interlocutores que fundamenta a linguagem.
A linguagem é o sistema de representação da realidade sendo a mediadora das relações do homem com o mundo.
A linguagem ordena o real e agrega os conceitos generalizados que é a fonte do conhecimento humano, pois a linguagem é construtora do sujeito e mediadora das relações sociais.
3. Diferencie Língua de Linguagem:
A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. As línguas podem se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
4. O que faz com que as línguas de sinais sejam chamadas de língua?
As línguas de sinais são naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas surdas.