Resumo Do Texto De E Tica Crista
Por uma Ética da Liberdade e Libertação
Aluna: Juliana Caruso
Matrícula: 1113183
• A Casa e o Caos
Ethos: Significa residência, o assentamento, a morada, a habitação, o lar e, de maneira mais própria, significa as regras para a construção de uma boa casa.
Como ser “humano”, vivendo junto com os outros seres humanos, sua habitação – seu ethos – é feito de hábitos, de costumes e de tradições, de sonhos e de trabalhos, de desejos e de projetos, de normas e de leis, tudo ordenado e entrelaçado, formando um verdadeiro habitat, um ambiente vital onde a vida humana pode nascer, crescer, se multiplicar.
Os alicerces da ética são: os princípios, os fundamentos da ética, algo absolutamente necessário para que a ética se sustente.
A palavra moral é considerada normalmente sinônimo de ética.
A diferença entre a ética e a moral com base no exemplo de uma casa: ética é a casa, a estrutura global, feita de alicerces, vigas, paredes e telhados. Já a moral abrange os costumes estabelecidos, as normas de funcionamento da vida dentro da casa, os detalhes variados e, às vezes, tão arraigados nos costumes.
Então, quando a casa inteira está danificada, a crise não é só moral, mas é uma crise ética onde não são só certos costumes que se corrompem e leis que não são seguidas mais, mas torna-se necessário repensar nos fundamentos, alicerces e a ética em si.
O caos surge quando não há ética, ele está fora dela. Ele pode destruir o espaço bem ordenado da ética. É considerado um abismo sem formas, feito de energias que se chocam e confundem-se. É símbolo de violência, horror em estado puro, sem espaço para estar, sem nenhuma ética.
• Ser Humano é ser Ético
A ética decide o que é ser “humano”. A humanidade, muitas vezes, se sente ameaçada quando sofre com a ausência da ética. “Humano” e “ético” talvez sejam a mesma realidade ou devem estar unidos profundamente.
Para o ser humano os instintos são norteados segundo sua “lei natural”, porém, o