Resumo do texto de psicologia
Uma forma como os adultos do inicio do século XX entendiam a infância com toda a propriedade aborda um dos elementos centrais quando se trata em assumir um papel de protagonismo em um contexto social.
O protagonismo infantil tem uma outra palavra em associação que é a participação que são praticas sociais que tenha a ver com a infância.
Os termos protagonismo e participação tem vantagens obvias, quanto a utilização preferencial da palavra participação por ser mais fácil entendimento das crianças.
Promover a participação infantil é considerando a complexidade de possíveis arranjos de tarefas, decisões, complexos em relação a partilha de responsabilidades, compromissos de diferentes tarefas entre adultos e crianças.
O protagonizou e participação serve para levar a conclusão que a ação social e a preparação esse tipo de ação.
A infância é um fato cultural por excelência na idade média e a infância era muito complexo e extremamente distintos do atual em termos dos critérios para passagem para vida adulta. a necessidades de assumir uma personalidade ao longo da vida transferir bens, sofrer sanções entre outros aspectos legais reforçou a passar de critérios a crianças também começou a passar mais tempo na escola deixando de conviver só no meio adulto da família, e também aprender por meio de tarefas para passagem da infância a vida adulta.
A educação se tornou o principal espaço institucional para a vida das crianças. O conceito sociológico atual de infância se constrói a partir da formação de um corpo de especialista, a escola tem como desenvolvimento de teorias e de técnicas para lidar com crianças, seguem participação ativamente da construção cultural.
Entre crianças, concluindo sobre a grande capacidade infantil em lidar com elementos simbólicos. Tudo isso é fruto de um complexo processos de co-construção para qual as crianças estão mais preparadas para iniciar a sua caminhada ao lado dos adultos.
No contexto escola é um lugar de