RESUMO DO TEXTO DE ANTONIO FLÁVIO MOREIRA
ANTONIO FLÁVIO MOREIRA NOS TRAZ UMA VISÃO VOLTADA PARA ESSA PROBLEMÁTICA DE COMO EDUCADORES, GESTORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DA ÁREA EDUCACIONAL DEVEMOS REFLETIR SOBRE CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO, RELACIONANDO-O À PRATICA.
PRECISA-SE FAZER UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DOS SISTEMAS DE ENSINO, COM A PERSPECTIVA DE ATENDER AOS DESAFIOS POSTOS, É PRECISO OLHAR DE PERTO A ESCOLA, SEUS SUJEITOS, SUAS COMPLEXIDADES E ROTINAS, FAZENDO INDAGAÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES CONCRETAS, SUA HISTÓRIA, SEU RETORNO E SUA ORGANIZAÇÃO INTERNA.
É PRECISO QUE TODOS OS ENVOLVIDOS SE QUESTIONEM E BUSQUEM NOVAS POSSIBILIDA-DES SOBRE CURRÍCULO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE O PROCESSO EDUCATIVO É COMPLEXO E FORTEMENTE MARCADO PELAS VARIÁVEIS PEDAGÓGICAS E SOCIAIS, ENTENDENDO QUE NÃO PODE SER ANALIZADO FORA DE SUA INTERAÇÃO ENTRE A VIDA E ESCOLA, CONHECIMENTO E CULTURA E TAMBÉM DESENVOLVIMENTO HUMANO.
PODEMOS CONSTATAR QUE VEM SENDO ACENTUADA A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE CONTEÚDOS E MÉTODOS E ASSIM SE RESSALTA O FATO DE QUE MÉTODOS E MODELOS TRADICIONAIS SÃO INCOMPATÍVEIS POIS TRAZEM ENTRANHADOS EM SI IDEOLOGIAS IMCOM-PATÍVEIS COM UMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA QUE VEM SENDO DISCUTIDA, DAÍ A NECESSIDADE DE DEFENDER O PONTO DE VISTA DE QUE UMA PERSPECTIVA SUPERADORA DE DICOTOMIAS PODE OFERECER SUBSÍDIOS PARA UMA ESCOLA FUNDAMENTAL VOLTADA PARA DESENVOLVER NO ALUNO, ESPÍRITO CRÍTICO, AUTONOMIA, CURIOSIDADE, CRIATIVIDADE, COOPERAÇÃO, ETC...
ANTONIO MOREIRA TEM CONTRIBUÍDO COM SUA SOCIOLOGIA DO CURRÍCULO PARA DISCU-TIR CURRÍCULO E ENSINO. SEGUNDO ELE A ESCOLA NÃO É UMA INSTITUIÇÃO FALIDA, POR MAIS QUE HAJA MUITAS FONTES DE CONHECIMENTO HOJE, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ONDE PROFESSORES E ALUNOS ESTÃO JUNTOS, É INSUBSTITUÍVEL, E ESSA RELAÇÃO EM TERMOS DE FORMAÇÃO DE IDENTIDADE É INESTIMÁVEL.
AS ANÁLISES DE ESTUDOS REALIZADOS DESENCADEOU ALGUMAS REFLEXÕES LEVANDO-NOS A ARGUMENTAR