Resumo do texto ANDRAGOGIA: A APRENDIZAGEM NOS ADULTOS

270 palavras 2 páginas
Resumo do texto ANDRAGOGIA: A APRENDIZAGEM NOS ADULTOS de Roberto de Albuquerque Cavalcanti, identificando alguns pontos importantes:
1. Como poderíamos definir um indivíduo adulto.
2. Que fatores diferenciam a educação de adultos e de crianças;
3. De que forma podemos utilizar os princípios Andragógicos na Administração de Empresas.
4. Qual deve ser o papel do pedagogo na utilização de metodologias para a educação de adultos.

O individuo adulto pode ser definido como um ser independente no que diz respeito às escolhas que faz para sua vida, e o conhecimento é uma delas, uma vez que na vida adulta devido principalmente as experiências vividas, pode-se julgar diante de uma analise critica aquilo que é bom ou ruim, útil ou inútil, certo ou errado para si.
A educação de adultos e crianças se diferencia no que diz respeito aos princípios e estratégias de aprendizagem. No adulto é bem relevante a questão das experiências vividas e sua motivação intrínseca, por exemplo, na pedagogia a experiência do aluno tem pouco valor já na andragogia a experiência se torna uma importante fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo.
Os princípios andragógicos também podem ser explorados no ambiente organizacional quando, por exemplo, for solicitado que o grupo discuta e pense processos e soluções para uma determinada situação e isso se torna uma atividade de aprendizagem, pois envolvem pessoas que trocam informações, experiências e ideias para a solução de um problema, gerando assim conhecimento.
Dentro do contexto organizacional, o pedagogo empresarial pode ser um mediador no processo de produção do conhecimento, criando espaços pedagógicos que facilitem a aprendizagem do outro.

Relacionados