Resumo do texto 6
Aspectos da interação entre os concorrentes e o ambiente
O mecanismo de seleção das empresas, que a concorrência proporciona, não é uniforme, irá variar de região para região, de país para país, principalmente de setor para setor, etc.
Lócus da concorrência - qual o ambiente que pode ocorrer? onde as vantagens poderão apresentar um melhor retorno? será lucros monopólicos ou temporários?
A firma esta sempre em busca de vantagens competitivas e assim se diferenciar das demais concorrentes.
Quando as firmas estão sempre mudando seus produtos, processos produtos, suas técnicas, etc. a estrutura do mercado irá modificar constantemente.
Para a autora, a concorrência não se limita apenas a característica do produto, tem que observar o espaço geográfico (preferencias dos consumidores) da firma. Através dos mercados externos a firma pode crescer ou expandir e assim se inserir em novos mercados crescimento continuo/ escoadouro de produto). Pode atingir uma globalização da economia capitalista numa esfera mundial, porem não é uniforme, em alguns lugares ainda predomina as "multidomesticas". Um país pode retardar sua globalização devido as politicas protecionistas.
Existem elementos no ambiente que podem influenciar no processo de competição, tais como: grau de concentração, vantagens competitivas da concorrentes, insumos, mão de obra qualificadas, taxa de juros, o SBP, imposto, leis trabalhistas tarifas, clima, relevo, caráter social, cultural, etc.
Esses elementos ambientais não podem ser considerados inteiramente exógenos, pois podem resultar do processo concorrencial anterior. E nem podem ser considerados inteiramente endógeno, pois o a gente econômico tem um limite para influenciar o ambiente.
As características ambientais irá determinar o ritmo do processo seletivo, pois se o ambiente estiver com uma elevada inovação, as firmas presentes neste mercado, buscarão sempre a inovação para evitar a perda de clientes e a falência.
O movimento pós