Resumo do sistema urinário
Os rins são órgãos avermelhados, em forma de feijão, e estão localizados próximos às suas costelas lombares e por trás de seu abdômen. Apesar da importância desse órgão, ele tem apenas o tamanho de um punho fechado. A principal função dos rins é filtrar os resíduos e o excesso de água no sangue circulante, permitindo que as proteínas e outros nutrientes continuem circulando. Os produtos de resíduos e a água em excesso são, então, combinados para formar a urina, que, em seguida, é conduzida até a bexiga através dos ureteres. Seus rins também liberam hormônios que ajudam a manter a pressão arterial adequada, a construir ossos saudáveis e a promover a produção de células vermelhas do sangue.
Ureter
Cada rim tem o seu próprio ureter, que conduz a urina para a bexiga. Ureteres são tubos finos com cerca de 20 a 25 cm de comprimento. Seu trabalho é levar a urina dos rins, que a produz, e transportá-la para a bexiga, para seu armazenamento. Para fazer isso, os músculos no interior dos ureteres continuamente se contraem e relaxam, forçando a urina a ir para dentro da bexiga a partir dos rins. Como resultado, os ureteres liberam pequenas quantidades de urina dentro da bexiga, mais de 200 vezes por hora.
Bexiga
A bexiga urinária (comumente referida apenas como a bexiga) é um órgão oco em forma de balão que fica dentro de sua pélvis. À medida que fica cheia, ela incha. A maioria das bexigas pode armazenar um volume equivalente a duas xícaras por até cinco horas de cada vez. Quando a bexiga está cheia, os nervos enviam um sinal ao cérebro, dando-lhe o desejo de ir ao banheiro.
Esfíncter
Os músculos do esfíncter são muitas vezes deixados de fora das descrições do sistema urinário. No entanto, estes músculos são importantes para o processo de micção. Esfíncteres são músculos circulares que ajudam a bexiga a reter a urina. Eles envolvem a transição da bexiga para a uretra, mantendo-a fechada. Quando chega a hora de urinar, o cérebro envia sinais para que os