Resumo do segundo capítulo do livro, sobre a morte e o morrer
ENFERMAGEM
Tanatologia
Profª Renata Lima
Sobre a Morte e o Morrer
Helder Arthur dos Santos
Keythe Alinne
Natal
25/10/2012
RESUMO – Capitulo 02 Atitudes diante da morte e do morrer
Entendo que o enfrentamento da morte é um desafio posto para toda a humanidade, que tem de varias formas tentado fugir desta realidade, evitando de todas as formas controlar as situações que afastem o fim da vida. Individualmente cada um de nós nunca pensa em sua própria morte, mas estamos sempre aceitando a partida dos que estão próximos a nos ou ate mesmo desconhecidos, onde nosso inconsciente sempre expressa a seguinte frase: “Ainda bem que não foi eu”. É um fato que vivemos como se fossemos imortais ou eternos, não estamos condicionados a aceitar que a morte faz parte do processo de existência.
A falta de crenças em algo além deste plano, hoje é comum na sociedade, e isto tem contribuído de forma considerável para o evitar a morte ou sua aceitação como processo a ser vivenciado. As religiões e crenças funcionam como um fator de esperança para aqueles que estão no final de suas vidas, como também auxiliam aos que perdem entes queridos na aceitação deste novo momento.
Para profissionais de saúde o desafio é ainda maior, pós é preciso estar preparado individualmente sobre estas questões, morte, doenças terminais, tratamentos que não obtêm resultado. A maturidade em lhe dar com esses fatores auxilia o profissional no cuidar como também no informar a pacientes sobre estas situações. Observa-se que a grande dificuldade da equipe medica em lhe dar com estes eventos no ambiente de trabalho se da pelo fato de muitos destes profissionais não estarem bem resolvidos quanto a estas questões.
É preciso como profissionais saber observar cada caso de forma separada, os fatores que cercam cada situação, família, formação cultural do paciente, estilo de