Resumo do projeto de pratica pedagogica
O projeto de prática pedagógica é norteado pela matriz da práxis, ou seja, da teoria e prática em um processo dialético continuum, para oferecer ao licenciando as bases do seu fazer pedagógico e docente.
Ementa: a ementa do curso relata que a disciplina se propõe a ser o elo entre a teoria e a pratica educacional.
Justificativa: a existência da disciplina é uma resposta a demandas institucionais que estão expressas na LDB e em outras leis, que direcionam e tentam acabar com a lacuna dos cursos de licenciatura, que primam pelas aulas teóricas e si encerram nas minúcias das suas disciplinas e não dialogam com o fazer posterior em sala de aula dos licenciando. A prática é, pois essa reflexão, esse dialogo, essa interação, um processo que também tem por função inserir o licenciando no ambiente escolar, em diversos níveis: administrativo, pedagógico (PPP), etc. Tudo com o intuito de se buscar além de uma formação de qualidade uma prática de qualidade, que não aja contrate entre o ser (aquele que sabe) e o fazer (aquele que faz).
Objetivo geral: Inserir o licenciando no fazer pedagógico.
Objetivos específicos: * Envolver o acadêmico com atividades, das práticas inerentes a sua profissão; * Conduzir o acadêmico a entender o processo de ensino e aprendizagem e ser partícipe dele. * Interagir e aprender a aprender. * Contribuir com ações participativas na escola campo.
Avaliação: a avaliação tem com diretiva os seguintes atributos: * Interesse dos acadêmicos pela disciplina; * Envolvimento na proposta da execução da mesma; * Relatos de desenvolvimento da Prática; * Socialização das dificuldades/sucessos no decorrer da Prática; * Organização no desenvolvimento da Prática; * Confecção e apresentação dos planos de atividades a serem executadas na Prática; * Confecção do relatório com todos os itens fundamentais à proposta da disciplina; * Respeito às normas das