Resumo do primeiro capítulo de "AS TRÊS METODOLOGIAS" de Elisabeth Teixeira
A autora Elizabeth Teixeira nos fala sobre as três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa.
A metodologia acadêmica é uma metodologia introdutória ao saber, onde a autora nos diz que “ A Metodologia Acadêmica trata de introduzir os aprendizes no mundo do saber e nas etapas de apreensão do conhecimento e sua expressão escrita.”
A Metodologia da ciência está relacionada aos tipos de conhecimento e no que acarreta seus paradigmas e métodos.
A Metodologia da pesquisa é descrita como “com ênfase na construção e transmissão do conhecimento, apresenta: a) os tipos de pesquisa; b)os métodos de investigação quantitativos e qualitativos; c)os tipos de estudos e suas características; d) as técnicas de amostragem, coleta e análise de dados; e)a estruturação de projetos e relatórios de pesquisa.”
A autora busca com o texto “reorganizar idéias, reestruturar representações sobre conhecimento e pesquisa e estimular a construção permanente do saber científico nas diversas áreas.”
No capítulo “Primeira Metodologia” nos é informado todo o processo dinâmico na construção do conhecimento, em que “ Se não considerarmos a produção do conhecimento como uma das finalidades da universidade, estaremos na contramão do futuro.”
É importante destacar o trecho do texto em que a autora diz que “ A Metodologia Acadêmica terá como objetivo estimular, desenvolver e viabilizar o aprender a aprender e o aprender a pensar, que se constituirão como mediações do processo de construção do conhecimento na universalidade.” Sendo este o desafio com essa metodologia.
Diversos aspectos estão relacionados ao conhecimento, como por exemplo o ser cidadão, onde é destacado que “o conhecimento é considerado um instrumento primordial para alcance de uma cidadania emancipatória, tão necessária para o pleno desenvolvimento humano e social.
No que se refere as competências transversais do ofício de