resumo do plt 2014
OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE
Generalidade Os princípios Fundamentais de Contabilidade são os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da contabilidade, que, como vimos,consistem em apresentar informações estruturadas para os usuários.
Princípios versus ObjetivosAssim, nunca se devem confundir Princípios Fundamentais de Contabilidade com os objetivos ou com o objeto da contabilidade. Um objetivo é informar os usuários. O objeto éo patrimônio das entidades.
Placas de direçãoOs princípios são como placas de direção e atenção de uma rodovia moderna. O objetivo é o lugar ou a cidade onde pretendemos chegar. E eventualmente, mas com maior possibilidade de erro, poderíamos chegar quase que sem sinalização.
Bancos de dadosA contabilidade nada mais é do que um gigantesco painel de indicadores, no que se refere ao gerenciamento de uma entidade.Mais uma vez, entretanto, não se pode nunca esquecer que o próprio sistema de informação é um meio, um instrumento, um indicador, por mais importante que possa ser.
O princípio da entidadePor alguns autores considerados um dos Postulados Ambientais da Contabilidade, esse princípio é o inicio de todos os encadeamentos do raciocínio contábil e do arcabouço estrutural da disciplina.
A contabilidade e as entidadesA contabilidade é planejada, mantida e produz suas avaliações e demonstrações relativas ás entidades, de qualquer natureza e fim, que tenham exercido atividade econômica.
Entidade contábilÉ de natureza dos negócios e das operações que os sócios, proprietários ou quotistas de determinada entidade sejam também entidades distintas. Entretanto, é preciso se considerar que, para a Contabilidade, o patrimônio de uma pessoa física, que porventura participe do capital de outra entidade (esta como pessoa jurídica), que também pode ser considerado uma entidade contábil.
O exemplo de prática da entidadeO princípio envolve