Resumo do negocio la
Para que o organismo humano possa se movimentar, ossos, cartilagens, articulações e músculos estriados, agrupados em sistemas específicos – Esquelético, articular e muscular – são requisitados.
O sistema esquelético, além da função de sustentação, protege os órgãos internos contra lesões, armazena especialmente cálcio e fósforo e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele é formado por peças ósseas e cartilaginosas articuladas que, por sua vez, formam um sistemas de alavancas, que é o movimento pelos músculos.
O esqueleto humano adulto é constituído de ossos que são agrupados em:
Esqueleto axial: cujo componentes estão agrupados ao redor do eixo longitudinal: ossos do crânio e da face, osso hióide, coluna vertebral, ossos da caixa torácica.
Esqueleto apendicular: formado pelos ossos cintura torácica ou escapular, ossos dos membros superiores, ossos da cintura pélvica ou quadril e ossos dos membros inferiores.
É regra proceder à classificação dos ossos, seguindo sua forma. Assim temos:
a) Osso plano ou chato: formado por lâminas de ossos compactos, entremeadas por osso esponjoso. Exemplos: Ossos do quadril e da caixa craniana
b) Osso irregular: possui formato variável. Exemplo: Vértebras.
c) Osso longo: O comprimento é maior do que a largura, possuindo duas extremidades ou epífises; o corpo do osso é a diáfase; entre a diáfase e cada epífise, situa-se a metáfise. Exemplos: Fêmur, úmero, ossos dos dedos.
d) Osso curto: o comprimento e a largura têm dimensões semelhantes. Exemplo: Osso do calcanhar.
e) Osso sesamóide: pode variar de tamanho e número; tem milímetros de diâmetro; nem sempre se encontra completamente ossificado e pode ser encontrado no interior de tendões, protegendo-os e facilitando o trabalho das articulações.
Os ossos, na sua maioria apresentam inúmeros acidentes anatômicos característicos que são estruturas adaptadas para exercerem funções específicas. Dois são os tipos de acidente anatômico: (a)