Resumo Do Livro
Aluno: José Jonas do Nascimento Filho
Disciplina: Metodologia Resumo do livro: Manual de sobrevivência universitária
O livro "Manual de sobrevivência universitária” descreve as sensações do ingresso a universidade retratando como isso representa na vida de uma pessoa que passa por esse momento. Trazendo para a sua realidade o autor narra fatos históricos que foram presenciados por ele nesse momento de sua vida. O texto trás a reflexão da contribuição do estudante acadêmico para a sociedade, já que ele está se preparando para assumir uma função no meio em que vive, colocando em cheque a questão em forma profissional pronta para desempenhar a sua função sem se tornar um mercenário, trabalhando apenas pelo dinheiro.
O autor comenta da relação professor-aluno, colocando explicito a concepção de aprendizagem e quanto a sua facilitação, no qual o é dado o conceito do que é ensinar e o que é aprender. O autor debati a questão do estudante ser autônomo, afinal esse deve ser, um perfil que deve ser adotado pelos estudantes acadêmicos para um bom sucesso no ensino superior.Ainda traz para o estudante sugestões e técnicas de estudos relevantes na universidade. Além de apontar causas que trazem a falta de concentração em sala de aula, indicando costumes presente nos estudantes que atrapalham o processo de aprendizagem tanto seu, quanto por vezes de seus colegas. Apresentando propostas para combater a falta de concentração, o texto também traz dicas para um bom estudo fora da carga horária, mostrando como fazer revisões, organizar seu horário, escolher livros, se adequar ao vocabulário presente no colegiado de seu curso, técnicas de fichamento e o uso da internet.
Comenta sobre as principais razões de estudantes não gostarem de fazer avaliações orais, colocando em questão, por que este tipo de avaliação se torna algo desagradável quanto a uma forma de avaliação da aprendizagem. O texto ajuda mostrando manias que são bastante perceptíveis pelo avaliador