Resumo do livro
“A Turma” de François Bégaudeau
Breve biografia do autor
François Bégaudeau, nascido a 2 de Março de 1971, em França, é professor, artista plástico, poeta, jornalista, escritor de drama e ficção, e ator. Ficou conhecido pela elaboração do livro “Entre les Murs”, que se intitula “A turma” quando traduzido para a língua Portuguesa.
Um pouco acerca da obra
“A turma” é um romance que incide sobre o multiculturalismo numa escola problemática em Paris, através do quotidiano dos alunos e professores, tanto sala de aula, como em sala de professores.
A relação entre professor/alunos é-nos percepcionada como uma relação complicada, que se reflete no dialogo que transmite agressividade, falta de respeito e desinteresse pela escola por parte dos alunos. Encontram-se assim diversos conflitos entre os alunos por consequência das diferenças culturais.
Constituem o livro personagens que interpretam alunos como, Souleymane, Khoumba, Djibril, Frida, Dico, Jingbin, Mohammed, Dounia, Sandra, Mezut, Hinda, Amar, Ming, Alyssa, Soumaya, Kevin, Fayad, Hakim, entre outros, e professores como, Bastien, Chantal, Claude, Danièle, Élise, Gilles, François, Géraldine, Jacqueline, Jean-Philippe, Julien, Line, Luc, Léopold, Marie, Rachel, Sylvie e Valérie.
Resumo da obra
“A Turma” dá-nos a conhecer o dia-a-dia de um professor de línguas que leccionava a disciplina de Francês numa escola situada num bairro de Paris, a uma turma de oitavo ano que com comportamentos problemática e constituída por alunos dos quatro cantos do mundo, ou seja, de diferentes raças, diferentes religiões, mas também alunos com algumas carências familiares não só a nível económico mas também a nível de acompanhamento escolar.
Este professor enfrenta assim um enorme desafio para leccionar as suas aulas, pois depara-se com alunos mal comportados, conflituosos, onde a autoridade não existe, e sem regras em que não só não respeitam o professor como também não respeitam os seus colegas,