Resumo Do Livro
Capítulo I
O autor coloca o conceito de plano de carreira partindo da premissa de que esta é uma ferramenta de planejamento da vida profissional, constituída de maneira formal (estruturado, escrito e analisado), dividido em etapas para melhor acompanhamento do seu processo evolutivo, individualmente idealizado, visto que as realidades e necessidades a serem supridas variam de pessoa para pessoa.
Neste ponto, cabe salientar, que deve ser desconsiderado o cenário onde o elaborador do plano irá atuar: importa a sintonia entre pessoas (inclusive comunidade externa à organização) e empresas.
A elaboração de um plano de carreira tem finalidades diversas, sendo as mais importantes: Dar foco de direcionamento profissional para as pessoas; Auxiliar a construção do conhecimento holístico; Estabelecer rotas possíveis para a vida profissional, elencando oobjetivo principal e colocando opções de alteração dos rumos profissionais para que alterações (se preciso) ocorram de forma planejada;
Ampliar a percepção do plano estabelecido através da contribuição de outras pessoas; A amplitude de um plano de carreira depende, basicamente, do objetivo do elaborador: reduzida (para focos mais diretos) ou elevada (se exige análise mais complexa). Uma das abordagens que mais resulta exitosa na construção do plano de carreira é aquela que prioriza o olhar estratégico que adequa as características do planejador ao mercado onde deseja adentrar, otimizando o aproveitamento de oportunidades e minimizando os pontos críticos da carreira.
Tanto o planejador quanto sua empresa utilizam-se de um mesmo plano de carreira. O primeiro para organização do seu futuro profissional e a segunda como beneficiária da qualidade do seu colaborador, enquanto profissional focado e inclinado à ascensão.
Neste sentido, são quatro as principais formas de estruturação do processo de administração de carreiras observadas nas empresas: em linha ascendente
(evolução