resumo do livro
Faculdade de Educação
Instituto de Ciências da Educação
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Docente:Evanildo Estumano
Discente: Débora Michelly Freitas Monteiro
.
Parte I – O nascimento do saber científico
1) Dê exemplos;
a) de um saber do senso comum;
“Quando o céu começa a ficar avermelhado é sinal de que irá chover, isso acontece desde que me entendo por gente, é difícil falhar.”( Senhora oriunda do interior, 53 anos)
b) de um saber religioso;
Os frequentadores do budismo acreditam em reencarnação e o principal objetivo é alcançar a “iluminação”, que para eles seria como alcançar a libertação do sofrimento que normalmente é causado pelo materialismo. Não acreditam em um Deus como os cristãos, mas acreditam nas energias que os cercam. ( Jovem budista, 22anos)
c) de um saber construído pela razão no modo especulativo (saber filosófico); O homem é isolado dentro de sua própria natureza, como um animal isolado. Enquanto o homem não conhecer o outro está excelente. Assim era o pensamento do filósofo Rousseau “o homem é bom, mas a sociedade o corrompe”. ( Estudante de Filosofia da Ufpa, 24 anos)
d) de um saber construído pela razão no modo da ciência experimental (saber científico).
“ Quando meus netos estão com dor de barriga, pego pau de verônica, boldo, casca de laranja seca, erva doce e alecrim, faço um chá que é tiro e queda. Logo que eles tomam, sentem logo o efeito, a barriga melhorando.” (Senhora com cerca de 60 anos)
2) Os saberes proveniente da especulação, além dos que repousam no método científico, podem ser válidos. Possuem, no entanto, diferenças essenciais de natureza: a que se referem, principalmente, tais diferenças?
A Filosofia busca a causa e até a causa das causas dos fenômenos esbarrando em metafísica. Isto não quer dizer que encontre resultados. Teoriza sobre eles.
Já a ciência, embora consulte à Filosofia, é mais com medida. Analisa os fatos à luz dos efeitos pelas causas