Resumo do livro ética e serviço social fundamentos ontológicos.
Assim nos anos 60/70, os profissionais opta pela participação politica e cívica; amplia sua consciência social e recusa a ordem burguesa ideologicamente. Com a influência do movimento de reconceituação e da militância há uma aproximação do marxismo.
Na militância católica, faz opção pelos pobres atuando em atividades de educação popular e formação de quadros políticos junto á população. Num primeiro momento, influenciada por Althusser, que entende que deve abandonar o trabalho nas instituições, passando a desenvolver trabalhos na periferia, nas favelas criando assim novas formas de atuação militante.
No entanto começa a produzir uma literatura critica, voltada á busca de compreensão do significado da profissão e procura buscar elementos para superação crítica denuncia a pretensa neutralidade profissional e anuncia seu compromisso com as classes trabalhadoras.
Através do engajamento politico- partidário, resiste á ditadura, rompe com valores faz escolhas em valores emancipatórios, acredita na liberdade, move- se para intenção de ruptura em seus entraves. No fim da ditadura, começa a se organizar como categoria, muda as normas do III CBAS. Nesse sentido, quando indagamos sobre a ausência de uma reflexão ética sistematizada durante esse período, podemos nós enganar que nesse período não houve, durante esse período a construção de uma nova moralidade profissional.
A construção de uma nova moralidade profissional nos anos 60 e 70, está atrelada á participação politica em oposição ao tradicional, em suas novas formas antigas e reatualizadas o que aponta para a origem da nova ética profissional: sua subordinação imediata á opção política. Tem marcos históricos definidos uma primeira etapa, as