Resumo do livro - ética para meu filho
Capítulo 1 - O que é ética?
Passamos a vida inteira em busca do saber e ainda morremos sem saber quase nada. Acontece que na vida somos obrigados a fazer escolhas a todo momento. Estudamos algo, pelo simples interesse de conhecer coisas novas ou para adquirir habilidade para alguma coisa específica, arrumar um trabalho, por exemplo. Há uma grande porção de conhecimentos interessantíssimos que conseguimos viver muito bem sem eles. Podemos ser bons em astrofísica e péssimos em marcenaria.
As pessoas podem escolher aprender ou não, determinada coisa. Temos que ser humildes e aceitar não saber o que abrimos mão de aprender. Temos que saber que uma ação pode não ter uma reação tão agradável. Podemos viver de muitos modos, mas há modos que não nos deixa viver.
O indispensável é saber que certas coisas nos convém e outra não. O que nos convém, dizemos que é bom, o que não nos convém, dizemos que é mau. Distinguir entre o bom e o mau é o que todos nós tentamos fazer.
As vezes, as coisas não são tão simples. A mentira não nos convém, é má, destrói a confiança na palavra, mas às vezes parece acabar sendo boa. O que é mau pode parecer mais ou menos bom e o que é bom tem, em certos momentos, aparência de mau. Haja confusão!
Para viver, é preciso lidar com vários critérios opostos, não é tão fácil. Podemos dizer que não concordamos com todos. Nossa vida é, tecnicamente, resultado daquilo que queremos.
Nenhum homem está preparado para ser herói. Nós, seres humanos somos programados pela natureza. Nosso pensamento é condicionado pela linguagem que lhe dá forma e somos educados dentro de certas tradições, hábitos, formas de comportamento...; desde o berço nos são apontadas certas fidelidades e não outras.
Por mais que sejamos programados biológica ou cuturalmente, nós, sempre podemos optar por algo que não esteja no programa. Podemos dizer que "sim" ou "não". Liberdade é isso, é o que nos diferencia dos térmitas e das