Resumo do livro o que é psicanálise
A psicanálise surgiu no final do século XIX no esforço de responder a pergunta sobre a loucura da humanidade, culpada da sua irracionalidade e também de todos os absurdos e atrocidades cometidos pela humanidade. Mas a psicanálise não se ocupou somente da loucura, as angústias da vida cotidiana também passaram a ser o seu objeto de estudo. No livro “O que é Psicanálise” , o autor Fábio Herrmann oferece ao leitor uma visão ampla e esclarecedora da teoria freudiana abordando o método psicanalítico, o ego, o id, o superego, a sexualidade, as neuroses e as perversões.
Fábio Herrmann (1944 – 2006) foi médico e psicanalista, analista didata, presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e também da Federação da América Latina. Lecionou psicanálise no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica na PUC e no curso de Formação de Psicanalistas do Instituto “Durval Marcondes” da SBPSP.
2. OBJETIVO O presente resumo faz parte da disciplina Teorias da Personalidade e tem por objetivo ampliar e aprofundar o conteúdo dado em sala de aula .
3. RESULTADOS
Momento da Psicanálise
Os Homens são pessoas estranhas e absurdas. Enquanto os bichos tem relativamente pouco trabalho para construírem seus abrigos, e parecem satisfeitos com o mundo que encontram, os Homens gastam seu tempo e um trabalho insano na construção dos seus abrigos, ou seja, das suas casas e nunca ficam contentes com o resultado. Esta reflexão nos leva a crer que, na verdade, os Homens não sabem bem o que desejam: não desejam o que querem , tampouco ficam satisfeitos de encontrar o que desejam.
Segundo o autor, antes de mais nada, somos aquilo que desejamos ser e o “desejo” é o responsável pelo que fazemos. É ele quem faz com que a gente pense, faça, seja. Ele não é produto da nossa alma, como parece, mas é criado na vida social e biológica. Com a crescente industrialização que desejou e para a qual trabalhou arduamente, o Homem começou a perder o