resumo do livro o que é capital
DIREITO
LARA DE LARA ZUBINSKI
RESUMO DO LIVRO “O QUE É CAPITAL”, Ladislau Dowbor
PROFESSOR MARIO GILBERTO BORGES
Economia Política
CURITIBA – PR
2015
Introdução
O livro procura mostrar as formas que o capital pode assumir, tentando torná-las mais simples, estudando sua transformação, verificando quem o cria, quem dele se apropria e com que finalidade. Superando os difíceis malabarismos teóricos, o autor mostra de modo mais “tranquilo” os problemas econômicos em geral.
Capital
Tendo em vista que capital é algo mais complexo do que simplesmente dinheiro, conceituar o capital é o primeiro passo para o seu entendimento.
Riqueza é o conceito mais conhecido de capital, porém riqueza tem sinônimos diferentes para um indivíduo e para um país/sociedade. Para um indivíduo o fato de ter dinheiro (papel), é o suficiente para que possa estar ativo no mercado financeiro, podendo investir em poupança, aquisição de produtos, bens, serviços ou qualquer meio que o queira. Já para um país/sociedade, a riqueza é quando há investimento, crescimento tecnológico e industrial que beneficie a todos em comum. Melhorar as condições de vida da população, dando a todos a oportunidade de ter moradia, de estudar em consequência gerando bons profissionais como médicos, engenheiros, professores, entre outros, que irão beneficiar a toda comunidade em geral. É um processo lento e trabalhoso, mas que capacita e enriquece uma sociedade.
É necessário então, saber discernir as formas de riqueza a nível de indivíduo e de sociedade.Os especuladores, por exemplo, chama o que fazem de “investimento”, quando na verdade se trata de aplicações financeiras, e falam de “capital quando se trata de movimentos especulativos, porém o que interessa para o país/sociedade não é o movimento especulativo de dinheiro, mas sim o movimento de recursos econômicos reais que resultam no capital como processo de enriquecimento do país/sociedade. A diferença entre os dois é que os