Resumo do livro o que é filosofia
Para Prado, a filosofia se distingue da Ciência pelo objeto, pela matéria ou assunto de que se ocupa não pelo método específico de tratar dos assuntos como a ciência os trata. A filosofia é como se fosse uma complementação da Ciência e da elaboração do conhecimento.
No livro, encontra-se o pensamento filosófico expresso no desabrochar da Filosofia grega, com os “Físicos de Mileto” que mostravam o problema da “substância” universal, originária de todas as coisas. Tales, a água. Anaxímenes, o ar. Anaximandro, uma substância indefinida, Ápeiron. Eles trouxeram grande contribuição para a ciência e o conhecimento da natureza, mas suas concepções eram presas a um nível grosseiro de conhecimento.
Para Platão o mundo das idéias se resume no pensamento, a função pensante e a atividade racional do homem e é desse pensamento que o filósofo se ocupa. Para ele, as imagens ou dados da experiência são reflexos das idéias.
Aristóteles desenvolveu a formulação da lógica formal. Ele integra aquelas “idéias” nas próprias “coisas” da Realidade sensível. Para ele, o que Platão designa por “Idéias” não são mais do que diferentes maneiras com que concebemos as coisas.
A confusão de Realidade concreta, com o pensamento dessa Realidade, resulta na confusão do conhecimento com o conhecimento do conhecimento. Ou