RESUMO Do Livro O Que Servi O Social
O que é Serviço Social
No início, o Serviço Social era praticado pelas moças ricas e boazinhas, que faziam o bem junto com as igrejas. Mas essa realidade mudou, e hoje são profissionais.
Com o passar dos anos, o Serviço Social começou a se organizar e deixou de trabalhar os casos individualmente, passando a definir a técnica de grupos, e posteriormente, com o grande desenvolvimento urbano, o terceiro método de atuação o de comunidades.
Seu início se deu em 1899, quando, em Amsterdã, foi fundada a primeira escola de Serviço Social do mundo – teve o nascimento da Sociologia como suporte teórico. Foi nesse momento que as explicações religiosas deram lugar as explicações científicas.
Em cada país o Serviço Social tomou rumos diferentes. Nos Estados Unidos – onde se originou o modelo adotado posteriormente pelo Brasil – com a ideia de que o capitalismo favorecia a todos sem distinções e de que bastavam alguns conselhos e um “empurrão” inicial para que os pobres mudassem de condição, as damas da sociedade passavam a ajudar famílias carentes, propositalmente deixadas de lado pelo poder público.
No inicio do século XX uma norte-americana chamada Mary Richmond, escreveu o livro Caso Social Individual que surgem as primeiras luzes sobre uma prática profissional não ainda institucionalizada, e é ela quem vai dar as medidas da prática profissional competente.
A partir dos textos dela muita gente escreveu sobre o serviço Social e mudou seu jeito de agir. Algumas décadas depois surgiu um novo método de atuação em Serviço Social criado por Kurt Levin o psicólogo Alemão exilado nos Estados Unidos: o Serviço Social de grupo.
A teoria elaborada por Levin pregava que os grupos têm uma certa dinâmica que, sendo trabalhada, pode oferecer resultados práticos no tratamento psicológico. O desenvolvimento desse método levou a um novo patamar de atuação profissional, o Serviço Social de comunidade.
Esse método tratava-se de um trabalho de organização de