Resumo do Livro " O Processo "
Certo dia, Josef acorda e como de costume fica aguardando pelo desjejum que todos os dias sua hospedeira às oito horas levava, percebe que ela não se apresenta e fica surpreso, pois jamais havia acontecido isso. Como a fome era tamanha tocou a campainha e então dois homens que ele nunca tinha visto anunciam a ele que ele acabava de ser detido. Josef não sabia do que se tratava e nem mesmo os homens explicaram o porquê. A única coisa que os homens disseram foi para que ele esperasse e que depois ele ficaria a par de tudo. No início Josef pensa que esse acontecimento seria fruto de alguma uma brincadeira de mal gosto de seus colegas do banco, talvez por estar completando naquele dia trinta anos. O perfil de Josef era de um funcionário de causar inveja e tinha um cargo de alta responsabilidade. Essa dedicação o levou em pouco tempo a crescer na empresa, por isso estava certo de que o desculpariam pela ausência nesta manhã.
Mas Josef acaba por perceber que aquilo não era apenas uma brincadeira, pois começa a notar que aqueles dois homens mesmo estando sem uniformes pareciam ser guardas e esses guardas logo o informam que um Inspetor chamava por ele, depois de colocar uma roupa preta como os guardas o mandaram, Josef atravessa a sala acompanhado por um dos guardas e como era de conhecimento dele a sala onde estava agora o Inspetor era habitada por uma datilógrafa que se chamava Burstner. Agora o número de espectadores havia aumentado ¸três jovens estavam por lá.
Ao iniciar a conversa com o Inspetor sente-se contente, pois acredita que agora tudo seria esclarecido. Mas a conversa não chega a lugar nenhum, tudo continua sem explicação fazendo com que Josef fique cada vez mais confuso. O Inspetor só deixa claro que Josef está detido, mas que isso não o impedia de cumprir com suas obrigações e que sua vida habitual não precisaria se modificar. De modo que supõe que ele vá ao banco e surpreendendo Josef anuncia que os três jovens que ali estavam eram seus colegas