Resumo do livro "o monge e o executivo"
John percebeu que as coisas não estavam indo bem. Sua esposa preocupada sugere que John visite o pastor, que sugeriu a John que se afastasse para refletir sobre sua vida. Ele aconselhou que John fosse participar de um retiro num mosteiro. Ele só se mostrou interessado quando soube que Leonard Hoffman, um grande ex-executivo, era um dos frades daquele mosteiro.
Já no mosteiro John ficou sabendo que quem daria seu curso de liderança seria Len Hoffman, e que surpreendentemente agora ele era chamado de SIMEÃO.
Simeão define a liderança, e a diferença entre o poder e a autoridade. Explica que usando o poder você pode forçar a pessoa a fazer suas vontades através da força ou por ser alguém importante, mas usando a autoridade as pessoas fazem com mais vontade e entusiasmo.
Juntamente com os "internos" Simeão discute sobre as necessidades humanas, e afirma que as melhores coisas da vida são gratis.
Na opinião de Simeão o maior lider que já existiu foi Jesus Cristo, pois ninguém mais teve a capacidade de influenciar tantas pessoas, sendo que até hoje influencia e muito. Ele explica que isso se deve ao fato de Jesus influenciar as pessoas com autoridade e amor, sendo esse a principal qualidade de um líder.
O comprometimento em amar o próximo, mesmo quando não gostamos da pessoa, somente nos dá bons resultados, principalmente se tratando de um líder.
Simeão explica sobre a práxis, que é um tipo de "fingir para conseguir". Se você se comprometer a amar uma pessoa, e se dedicar a ela, com o tempo você pode desenvolver sentimentos positivos em relação a essa pessoa.
Enfim, todo o líder tem algo que o diferencia dos