Resumo do Livro O menino do Pijama Listrado
Certa tarde, quando Bruno chegou em casa vindo da escola, surpreendeu-se ao ver Maria, a governanta da família, de pé no seu quarto, tirando todos os seus pertences do guarda roupa e arrumando-os dentro de quatro caixotes de madeira. Perguntou a ela tão educadamente o quanto pôde, o que ela estava fazendo. Maria sacudiu a cabeça e apontou para a escada atrás dele, onde a mãe de Bruno acabara de aparecer.
Bruno marchou em direção a sua mãe, perguntando a ela o que estava acontecendo e por que Maria estava mexendo em suas coisas. Ela então lhe diz que Maria estava fazendo suas malas. Bruno pergunta por quê e o que ele havia feito de errado, então sua mãe lhe diz que não havia motivo para se preocupar, achava até que seria uma grande aventura. Bruno pergunta se estavam mandando ele embora ela então lhe responde que não era apenas ele, mas todos iriam embora, seu pai, ela, Gretel, todos os quatro. Ele perguntou a sua mãe para onde e aonde iriam exatamente e por que não poderiam ficar ali, sua mãe então lhe explica que era por causa do trabalho de seu pai, e lhe pergunta se ele sabia o quanto isto era importante. Bruno então concorda ascenando com a cabeça.
As vezes, quando uma pessoa é muito importante, prosseguiu a mãe, o homem que o emprega, lhe pede que vá a outro lugar, porque lá há um trabalho muito especial que precisa ser feito. Um trabalho que precisa ser feito por um homem muito especial e pergunta se ele consegue entender isso. Bruno indaga se todos teriam que ir também, sua mãe lhe diz que sim, que o papai sentiria muito a falta deles se eles não fossem com ele. Bruno pergunta a sua mãe, quanto a casa quem iria cuidar dela enquanto estivessem longe, sua mãe lhe diz que terão que fechar a casa por um tempo, mas que um dia voltariam. Ele então pergunta se é muito longe o emprego novo, se ficava a mais de um quilômetro de distância, sua mãe lhe responde que sim, bem mais que isso na verdade.
Os olhos de Bruno se